O bom cuidado com os seus travesseiros permite uma durabilidade maior do produto, assim como evitar doenças e alergias derivadas de fungos e ácaros. É preciso, sim, lavá-los periodicamente e isso deve ser feito com certos cuidados.
Antes de mais nada, cada travesseiro é composto por materiais distintos, o que significa que o método de limpeza varia para cada um deles.
Você pode jogar todos os travesseiros na máquina de lavar? Pode. Alguns deles, apenas uma vez.
A máquina de lavar poupa um bom tempo da sua vida e faz todo o trabalho por você, mas isso pode danificar alguns modelos.
PLUMAS DE GANSO
Esse modelo pode ir à máquina, mas lembre-se de que precisa ir sem as fronhas ou a capa de proteção. No máximo duas unidades por lavagem, evitando danificar tanto a máquina, quanto a estrutura do travesseiro.
É recomendado que se use vinagre branco no lugar do amaciante, pois trará mais maciez e não deixará cheiro. Escolha o ciclo mais suave de lavagem e pode centrifugar sem problemas. Mas não deve ir à secadora, pois o enchimento é muito delicado. Pode deformar ou até danificar a estrutura das penas. Ele deve secar em algum lugar bem ventilado, como uma grade ou por cima do varal. Certifique-se de que ele está bem seco antes de cobri-lo com a capa e devolvê-lo à cama, caso contrário ele pode mofar.
Caso prefira lavar à mão, tenha em mente que esse método é um pouco mais trabalhoso, mas igualmente eficaz.
Depois de ficar de molho por uma hora em uma solução de água, vinagre e bicarbonato de sódio, use um sabão neutro em barra para lavá-lo, esfregando com delicadeza.
Resquícios de produto de lavagem no tecido pode causar alergias à pele, por isso certifique-se de enxaguar bem.
Você pode leva-lo à máquina apenas para centrífuga, mas caso isso não seja possível deixe-o secar sobre uma superfície vazada, como uma grade ou por cima do varal interno. Sem a centrífuga, vai levar de um a dois dias para secar completamente, dependendo do clima.
VISCOELÁSTICO E LÁTEX
Esse material se molda confortavelmente ao nosso corpo, voltando ao formato original quando se desfaz a pressão. Por isso deve-se evitar levá-lo à máquina de lavar. A constância e a velocidade das rotações podem fazê-lo perder a estabilidade.
A lavagem desse material deve sempre ser feita à mão. Se puder fazer uma lavagem a seco, melhor ainda.
É sugerido que se utilize uma solução de limão, bicarbonato de sódio e vinagre branco, isso irá retirar a sujeira acumulada. Em seguida pode-se utilizar um Steamer para vaporizar o travesseiro.
Para secar, deixe-o de um dia para o outro em um ambiente ventilado, em cima de uma grade ou sobre o varal interno.
ESPUMA COMPACTA E FLOCOS DE ESPUMA
Esses devem ser limpos com maior frequência, assim garante-se a eliminação de poeira, células epiteliais em excesso e odores desagradáveis. Mas por serem muito delicados, não é recomendado que sejam jogados dentro da máquina de lavar, uma vez que isso pode danificar a sua estrutura e prejudicar o seu sono. Devem ser lavados sempre à mão, com detergente neutro e sem o uso de alvejantes.
Uma boa dica é misturar vinagre ao bicarbonato de sódio. Esse método é excelente para fazer uma limpeza interna, pois a acidez, mesmo que em pouca quantidade, irá matar os ácaros e seus ovos, trazendo o seu travesseiro de volta à vida.
Misture o vinagre (de preferência, o de limão ou o de maçã) ao bicarbonato de sódio. A reação borbulhante ajuda a desencardir. Pode deixar o seu travesseiro de molho por alguns minutos antes de enxaguá-lo abundantemente e lavá-lo com sabão neutro.
A lavagem por imersão obrigatoriamente pede pela secagem extrema, deixando o travesseiro sobre uma grade, exposto diretamente ao sol. Evite pendurá-lo no varal com prendedores. Seu enchimento é muito poroso, o que faz com que absorva muita água, deixando-o pesado. Esse peso o puxará para baixo, deformando totalmente a sua estrutura. Por isso recomenda-se que dê preferência à lavagem a seco. Esse é um método mais profissional, feito com produtos de limpeza suaves e específicos e o uso de uma extratora de sujeira, um aparelho semelhante a um aspirador de pó, mas que joga água no tecido, ao mesmo tempo que a puxa de volta em alta velocidade. Isso facilita a limpeza e a secagem.
DICAS RÁPIDAS
- Troque a roupa de cama toda semana, isso impede a proliferação de bactérias e o acúmulo de sujeita;
- Use sempre fronhas de tecido leve, como algodão. Isso evita o amarelamento dos travesseiros e facilita a limpeza;
- Para travesseiros de látex ou viscoelástico, dê preferência às capas protetoras impermeáveis, uma vez que a limpeza desse tipo de apoio é um pouco mais complicada;
- O seu travesseiro deve ser limpo, de preferência, a cada 4 a 6 meses e a reposição deve ser feita, no máximo, a cada 2 anos;
- Nunca deixe o travesseiro secar ao sol, pois o aquecimento do interior favorece a proliferação de ácaros e fungos;
- Você pode aspirar os seus travesseiros, mas é aconselhável investir em um aspirador portátil apenas para eles e sua cama, assim evita passar o equipamento em constante contato com o chão no lugar onde você dorme;
- Independente de qual seja o material utilizado nos seus travesseiros, preste sempre muita atenção nas instruções contidas na etiqueta.
Mas se ainda tiver qualquer dúvida sobre o trato com os seus travesseiros, pode entrar em contato com nossos especialistas, eles irão passar todas as informações necessárias para garantir uma melhor manutenção.
Bons sonhos.