Você se estressa com facilidade? Se liga nessas dicas

O corpo não para de doer, olheiras, seu cabelo está caindo, cansaço extremo, insônia, falta ou excesso de fome, lapsos de memória, irritabilidade, você sente uma constante vontade de arrancar os chapéus das pessoas…

Sinto informar, mas você está passando por uma onda gigantesca de estresse.

O estresse é um sinal de que o nosso corpo não está funcionando da forma correta. Há alguma coisa errada e precisamos identificar o que é. Não precisa se preocupar, pois para todo e qualquer problema, sempre haverá uma solução.

TRABALHO EXCESSIVO

Estamos passando por um grande estresse financeiro nos últimos meses. Ouso dizer que nos últimos dois anos, por conta da pandemia de COVID-19, o setor financeiro ficou prejudicado; as contas começara a se acumular e a primeira ideia que temos é a de fazer horas extras no trabalho para aumentar o nosso faturamento ou arranjar mais um ou dois empregos para dar conta da bomba financeira em que nos metemos.

Mas o nosso corpo e a nossa mente não aguentam uma sobrecarga tão violenta assim, precisamos descansar. Trabalhar demais, além dos pensamentos excessivos sobre o controle financeiro, pode nos levar a uma fadiga extrema. Síndrome de Burnout é uma coisa séria… Vai com calma, amigo.

FALTA DE EXERCÍCIOS

Os gregos acreditavam na filosofia “Mente sã e corpo são”, o que significa que para ter uma vida plena, você precisa manter suas saúdes física e mental em ordem. O que muita gente não sabe ou não conseguiu compreender ainda, é que uma está intrinsicamente ligada à outra.

Espreguiçar-se de manhã lubrifica as articulações e previne o envelhecimento precoce, também libera uma sensação de prazer e bem-estar e ajuda a te manter acordado; fazer uma caminhada de quarenta minutos, de manhã ou à tardinha, libera serotonina, hormônio responsável pela felicidade; fazer alongamentos ao decorrer do dia melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a fortalecer a musculatura, além de manter a amplitude dos movimentos articulares.

AMBIENTE DESFAVORÁVEL

Barulho, luminosidade, multidões, música alta, temperatura, tudo isso pode causar desconforto e, dependendo da sua sensibilidade, o estresse chega a cavalo. E isso vale tanto para o ambiente de trabalho, quanto para nossa zona de conforto. Se você mora em uma zona urbana, muito perto do centro da cidade vai saber do que eu estou falando. Você até tenta dormir em um horário aceitável, mas o clube que fica bem de frente à sua casa resolve fazer uma matinê com os maiores sucesso dos Barões da Pisadinha ou vocês recebem a visita da Carreta Furacão… Não há protetor auricular que dê conta do recado. Tentar um refúgio no campo pode te ajudar com isso.

NÃO RELAXAR

Lembra do que eu falei há pouco? Fazer horas extras, conseguir um segundo ou terceiro emprego, não parar para descansar um pouco, pular a hora do almoço, varar a madrugada estudando, tudo isso te impede de respirar e relaxar. Tire 15 minutos para dar uma caminhada pelo local, levante-se e vá beber uma água, mastigue alguma coisa (de preferência saudável, como frutas ou castanhas). Faça alongamentos para se fortalecer, veja um vídeo engraçado ou relaxante para desanuviar. Faça yoga e meditação. Leia um livro, ouça músicas que te agradem.

Não deixe o estresse te dominar, você é melhor que isso.

DORMIR POUCO

Estudos indicam que um adulto precisa, em média, de 6 a 8 horas de sono. Isso irá reiniciar o seu sistema nervoso, renovar suas células, melhorar a oxigenação do sangue e levar sua raiva para longe. Quando você faz tudo isso mencionado logo acima — trabalhar de maneira insalubre, frequentar locais com ambientes desfavoráveis, passar por grandes ondas de estresse —, acaba reduzindo as suas horas de descanso, o que aumenta a irritabilidade. Precisamos compensar uma coisa com outra, certo? Por isso mesmo é imprescindível que comecemos a priorizar a nossa saúde, física e mental.

Deitar a cabeça em um colchão de qualidade é essencial e nós, da Colchoflex podemos ajudar. Venha até uma de nossas unidades e converse com nossos profissionais que irão ajudá-lo a encontrar o colchão ideal para que você tenha uma boa noite e qualidade de sono.

Author picture

Este artigo foi publicado por COLCHOFLEX

Mais de 30 anos de história, muito trabalho e dedicação para trazer para você o que existe de melhor para o seu conforto e de toda a sua família.