Antes de falarmos sobre o uso, efeitos e cuidados ao se tomar um chá, vamos fazer uma pequena viagem no tempo onde tudo isso se originou.
A história do chá remonta aos tempos ancestrais, no território chinês, segundo a lenda, o Imperador chinês Shen Nong, em 2.737 a.c, fervia água para beber na tentativa de solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava a ferver a água antes de ingeri-la. Um dia, enquanto sua xícara esfriava, folhas caíram sobre a água, deixando-a em um tom castanho, ao experimentar o soberano descobriu que o sabor era agradável e incentivou o uso em todo o reino.
Outra história diz que a bebida é uma tradição dos monges budistas, feita com folhas de uma planta conhecida tecnicamente como Camellia Sinensis, cultivada no Himalaia. Mesmo com a incerteza de quem teria descoberto a bebida, o chá foi disseminado da China para o mundo.
No Japão, o chá passou a integrar rituais sagrados, tornando o preparo do chá uma arte, a cerimônia conhecida como, o caminho do chá, leva a pessoa a um estado de relaxamento, ajudando-a na transmutação e reconexão com sua existência.
Portugal, com seus navios, transportaram o chá, difundindo – o por toda a europa.
O chá não é algo mágico, no entanto desde a antiguidade o ser humano tem buscado a natureza para a cura, ainda hoje muitas pessoas usam alternativas naturais para várias finalidades.
No caso da insônia, alguns chás podem auxiliar positivamente no processo de melhora, não somente pela ação da erva utilizada no preparo, mas por promover um bom hábito de preparo antes do sono.
E qual chá tomar?
Essa escolha é pessoal e você deve buscar o que mais agrade seu paladar e te traga uma sensação de bem estar. Algumas boas opções são:
Chá de camomila – Uma erva suave, que proporciona efeito tranquilizante, reduz o estresse, a ansiedade, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais.
Chá de erva-cidreira ou Melissa officinalis – um sedativo natural que ajuda a promover a sonolência, da família da hortelã tem um cheiro ligeiramente adocicado e cítrico.
Chá de valeriana – é utilizada para tratar insônia, ansiedade e dor de cabeça. Ela é responsável por aumentar e melhorar a qualidade do sono, reduzindo o tempo para adormecer.
Os chás são sempre benéficos ao sono mas não devem ser utilizados como tratamento principal, busque sempre por recomendações de um profissional.
Tenha bons sonhos.