Dia das crianças – 05 ideias para brincar no próprio quarto.

Como é bom brincar, além de divertido é por meio das brincadeiras e do universo lúdico que as crianças aprendem a desenvolver a linguagem, a pensar, lidar com as emoções, socializar e respeitar regras. Para uma criança brincar não depende de tempo, espaço, objetos, tudo é motivo para criar, inventar e usar a imaginação. 

Com a vida corrida e muitas vezes dupla jornada, estar perto das crianças é sem dúvida o maior desejo dos pais, para alguns o período de isolamento recomendado em virtude do Covid-19, foi uma oportunidade de conviver mais e brincar com as crianças. 

Pensando neste contexto atual e no dia dedicado às crianças trouxemos algumas ideias de brincadeiras que tem como objetivo fortalecer o laço de amizade entre pais e filhos, tudo sem sair de casa ou até mesmo do quarto. 

1. LUZ E SOMBRA: BRINCADEIRAS COM LENÇOL

Separe um lençol para pendurar próximo a uma parede, deixando um vão atrás para que seja possível uma pessoa ficar, separe fantoches de animais, pessoas, soldadinhos, dinossauros, carrinhos etc…

Apague as luzes deixando bem sombreado, e comece a contar uma história ao mesmo tempo em que vai projetando a sombra dos objetos no lençol com uma lanterna. Varie o tom de voz, faça surpresas com a apresentação dos objetos. Deixe que as crianças participem da brincadeira também tocando no lençol e nos brinquedos.

2. CABANINHA

Cabaninha é um clássico, você pode improvisar usando lençóis e cadeiras. Simule com as crianças um acampamento, leia histórias, cantem músicas. Façam comidinhas para o acampamento, biscoitos, pipoca. Combine a brincadeira de cabaninha com a brincadeira de luz e sombra.

3. GUERRA DE TRAVESSEIROS

Esta brincadeira os pequenos adoram, dar golpes com travesseiros, pular na cama. Você pode usar travesseiros para construir trilhas e obstáculos, embora seja uma atividade divertida, é preciso cuidado com a intensidade dos golpes. Ah, os travesseiros precisam ser bem macios.

4. HISTÓRIA MALUCA

A brincadeira de história maluca é uma ótima ideia para mexer com a imaginação dos pequenos e render boas risadas para toda a família. 

Em um saco ou caixa, coloque vários objetos, como acessórios, brinquedos, roupas, produtos de higiene, alimentos, tomando cuidado para não colocar nada que machuque os pequenos. Organize os participantes em um círculo e proponha um personagem, um lugar e uma atividade para começar a história. E aí, é só retirar um objeto sem ver e inventar uma parte da história que inclua o objeto retirado, o próximo deverá fazer o mesmo, sucessivamente até acabar os objetos. É bem divertido!

5. FESTA DO PIJAMA

Crianças amam uma festa, não só elas, adultos também e sem dúvida esta será a brincadeira predileta. 

Toda festa precisa de uma programação e a dica é começar com muita animação e ir diminuindo aos poucos, mesmo assim é claro que todos ficarão bem agitados, o ideal é fazer no final de semana, assim não tem problema em dormir mais tarde.  

Segue a programação para a festa: 

  • Balada – Nesta festa todos podem ser DJ, brinquem com as luzes, dancem, cantem; 
  • Guerra de travesseiros (dica no item 3 acima);
  • Ataque de cosquinhas;
  • Ataque de beijinhos; 
  • Montar um acampamento  (dica no item 2 acima);
  • Contar uma história
  • Dormir. 

Brincar aproxima o mundo da fantasia do mundo real e a complexidade, se torna simples pelo olhar de uma criança. 

Nós da Colchoflex desejamos um Feliz dia das Crianças!!!

Fonte: novaescola.org.br e Livro: A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil – Bento Correa.

Author picture

Este artigo foi publicado por COLCHOFLEX

Mais de 30 anos de história, muito trabalho e dedicação para trazer para você o que existe de melhor para o seu conforto e de toda a sua família.