Um perigo chamado “Botão Soneca”

“Só mais cinco minutos, mãe…”

Essa é a frase mais comum dita na hora de despertar.

Estamos cansados, a cama é confortável, e se estiver chovendo lá fora, o cobertor cria uma barreira mágica que deixa tudo quentinho e perfeito. Queremos dormir só mais um pouquinho; aproveitar que, se pularmos o café ou encurtar o banho, dá pra ficar mais alguns minutos aproveitando o conforto.

Tome cuidado, pois isso pode prejudicar a sua saúde.

Conhecendo as quatro fases do sono, você já deve saber que perto da hora de acordar estamos entrando na fase de vigília, o que significa que fica muito mais fácil de despertar e, mesmo o nível de cansaço que estivermos, qualquer tipo de ruído pode ser o responsável por abrirmos os olhos.

Se você precisa acordar, por exemplo, às 6h, muito frequentemente coloca o alarme do celular para tocar 15 minutos mais cedo, para poder ativar aquela sonequinha de 10 minutos e ainda te dar uma chance de processar as informações matutinas e conseguir se levantar de fato. Muita gente acha que conseguiu controlar um problema e que vai ficar bem o resto do dia. Mas não é bem assim.

Ironicamente, a criação deste dispositivo foi pensada justamente para termos um tempinho a mais de sono, mas quando apertamos o botão Soneca, o seu sono fica fragmentado. Você acorda bruscamente e pede por mais cinco minutos de sono. Nesses cinco minutos, você logo começa a entrar na fase de vigília, para em seguida o despertador tocar novamente. Você não consegue descansar e isso pode acabar refletindo na sua rotina.

Elas podem não perceber, mas isso afeta todo o desempenho diário pelo simples fato de que o sono foi quebrado de forma brusca e você não conseguiu descansar. A quantidade de xícaras de café e latas de energético aumenta, o seu almoço atrasa e você acaba comendo qualquer coisa sem qualquer valor nutricional na lanchonete, você só quer chegar em casa mais cedo, comer aquele lanche gorduroso, beber uma cerveja e se esticar na cama pra ver TV — alguns dos fatores que corroboram com os problemas relacionados ao sono —, só para então, bem depois da meia-noite, desligar tudo e dormir, sabendo que precisa acordar às seis no dia seguinte para fazer tudo de novo.

Vamos fazer uma experiência: Deixe um caderno e uma caneta ao lado da cama. Durante uma semana, você irá acordar na hora certa, mas sem ativar a Soneca do relógio. Assim que acordar, irá anotar o dia, a hora e como está se sentindo ao levantar. Irá dormir na hora certa e, como se escrevesse em um diário, irá anotar como passou o dia e qual foi a sua disposição. Anote o tipo de comida que comeu, quantas xícaras de café ou latas de energético consumiu e se precisou comer aquele qualquer coisa que estiver na geladeira quando chegou do trabalho.

Ao longo da semana você poderá perceber uma melhora no seu físico, no seu organismo e durante o sono, sem precisar apelar para mais cinco minutos.

DICA BÔNUS:

Quer saber como usar o Soneca o seu favor? Adiante seu relógio em 10 minutos. Assim, se estiver fazendo qualquer tipo de atividade, como almoço ou jogar vídeo-game, e o seu alarme tocar, já sabe que pode apertar a soneca e ainda conseguir fazer suas coisas com tempo hábil.

Author picture

Este artigo foi publicado por COLCHOFLEX

Mais de 30 anos de história, muito trabalho e dedicação para trazer para você o que existe de melhor para o seu conforto e de toda a sua família.